quinta-feira, agosto 23, 2007

Outras Perspectivas (5)









O 3º patamar é o do segredo
. Aí foram deixados, em silêncio, os capítulos da sua vida de que não se orgulhava particularmente; a memória de actos atrabiliários, excessivamente ditados pelas circunstâncias; ou, pura e simplesmente, os aspectos que não concorriam para acentuar os traços biográficos com que queria que a memória da sua figura fosse recordada na posteridade.
Homem empreendedor, com múltiplos interesses, hobbies, gostos, não foi certamente por considerar indigna a sua tripla condição de accionista fundador, médico-chefe do ramo Vida e, mais tarde, membro do conselho de administração da companhia de seguros A Nacional, que a omitiu dos seus escritos.
Ficou, assim, afastada ou esbatida esse conjunto de actividades que convoca activamente os saberes (técnicos e científicos) e poderes (políticos, financeiros, institucionais). Afastadas do registo autobiográfico, apesar do peso quotidiano dessas ocupações e da responsabilidade que implicavam. porque lhe pareceu que combinariam mal com a efígie do sábio, concentrado nos estudos e desprezando as contrapartidas materiais, com uma quota-parte de ascetismo.

É neste patamar que deixará, igualmente, quaisquer considerações sobre a sua pertença à Maçonaria, na qual fora iniciado, círculo ritual em que boa parte da elite republicana selava a entrega à luz espiritual do saber positivo, reforçando a dedicação à República pela via do templo que lhe subjaz.
Aqui ficaram também quaisquer evocações de duelos em que foi parte, testemunha, representante ou conselheiro, revivência senhorial e cavalheiresca que arrastou o arcaísmo do uso da violência em privado para acertos de honra e desagravos, entre nobres, iguais, que, ou se retratavam e apresentavam desculpas, ou faltavam ao encontro no campo da honra, outorgando, aos que compareciam, o direito de poderem envergonhá-los em público, confrontando-os com a sua cobardia.
Actividade exigente que implicava a escolha de testemunhas, emissários, tentativas de conciliação, findas as quais, se sem êxito, se seguia a escolha das armas, o lugar, e o desfecho ao "primeiro sangue" ou "até à morte".
A ética cavalheiresca impedia-o, porventura, de divulgar publicamente a sua presença actuante nos meios de práticas duelísticas, tal como o bom senso e eventualmente, algum arrependimento, o impediam de confirmar a sua pertença à maçonaria. Bem entendido. Por isso mesmo, pela ressonância dos aspectos identitários não assumidos, a sua relação com as memórias e as qualidades excluídas do figurino heróico que compôs, ganham, por contraste, toda a pertinência para nos ajudarem a compreender um homem, na sua época, enfeitando a sua coroa de louros com uma parte da sua vida enquanto omitia a outra. O homem é um só. A representação que dele próprio faz, divide-se.

Sem comentários: