domingo, março 06, 2005

Referências recentes (2)


Colégio de São Fiel

Depois da escola de Pardilhó, a educação de Egas Moniz prosseguiu no Colégio Jesuíta de São Fiel, graças ao empenho do seu tio abade. Fala-se hoje no DN do «risco de alienação» que impende sobre o velho edifício (ver notícia aqui). Para quem esteja interessado numa curta resenha biográfica sobre o criador da Angiografia Cerebral, pode dar uma espreitadela aqui.

6 comentários:

Unknown disse...

Caro Manuel Correia:
Tenho andado a ler a informação que tens recolhido acerca de Egas Moniz.
Como grande adepto da "cultura livre" e entusiasta da wikipedia que sou deixo-te a ideia de melhorar o artigo acerca de Egas Moniz que lá existe (Português ; Inglês).
Não sei se já participaste neste projecto ou mesmo usaste um wiki, por isso deixo-te aqui uma breve explicação que te peço que ignores se já o souberes.
Um wiki é um documento criado de forma colaborativa muito rápida. Tal como os blog(s) fica registado centralizadamente e é de muito fácil inserção. Ao contrário dos wikis não se tratam de post(s) isolados que vivem "no tempo" mas sim textos que evoluem à medida que o conhecimento sobre um assunto evolui. Todas as versões do documento estão disponíveis e é possível visualizar quais as diferenças entre versões. Tal como nos blog(s) admite comentários e discussão.
Existem inumeros wikis disponíveis por toda a internet, de todo e qualquer tipo de temas.
"A wikipedia é um projecto de enciclopédia "livre" baseada em wiki. Livre aqui significa que qualquer artigo da Wikipédia pode ser copiado e modificado desde que os direitos de cópia e modificação sejam preservados.
A Wikipédia é gerida e operada pela Wikimedia Foundation, organização sem fins lucrativos. O projecto iniciou-se em 15 de janeiro de 2001 e atualmente (Setembro de 2004) abriga quase 1 milhão de artigos nos mais diversos idiomas, sendo aproximadamente 490 mil em língua inglesa e 32845 em língua portuguesa.
Na Wikipédia, os artigos são escritos de forma colaborativa. A Wikipédia é suportada por um software próprio desenvolvido por voluntários e sob licença GNU GPL. Vários autores podem trabalhar em conjunto editando sucessivamente a mesma página. Um colaborador pode assumir de entre vários níveis de colaboração. Pode escrever artigos, corrigir artigos, corrigir gralhas e erros ortográficos, participar esporadicamente, produzir software, traduzir artigos, divulgar ou participar nas discussões sobre o projecto".
O projecto inicial foram recentemente "partido" em vários sub-projectos:
* wikitionary - Dicionário livre colaborativo em todos os idiomas.
* wikibooks - Colecção de livros de texto ou manuais.
* wikispecies - Dicionário colaborativo de espécies.
* wikiquote - Referências de citações
* wikisource - Textos base no dominio público (uma espécie de projecto Gutemberg em wiki).
* wikinews - Notícias colaborativas

Manuel Correia disse...

Meu caro Lester,

Muito obrigado pela tua informação. Foi muito útil porque nunca me demorei a tentar conhecer o mecanismo da Wikipédia. Aceito a tua sugestão e vou ler o que lá há sobre Egas Moniz, likar e, se for caso disso, contribuir.

Um abraço

Anónimo disse...

Boa tarde.
Sabe se é possível aceder ao registo de matrículas de alunos que tenham passado pelo Colégio de São Fiel? Não consigo abrir o link que aqui disponibiliza, pelo que nem por aqui consigo obter mais informações.

Cpts

Renato Almeida e Sousa
Coimbra

Manuel Correia disse...

______________________________

Caro Renato Almeida Sousa,

estou tb, por interesse próprio a tentar saber o mesmo. Se me der o seu endereço de e-mail, pô-lo-ei ao corrente do resultado das minhas diligências. Se não, deixarei aqui mesmo as novidades.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Caro MC,

Muito obrigado pela pronta resposta. Aqui lhe deixo o meu endereço de e-mail: ralmeidaesousaarrobahotmailpontocom

cpts
RAS

Anónimo disse...

Caro MC,

Apenas para lhe referir que, quanto ao Colégio de são de São Fiel, encontrei as seguintes referências.
A primeira na tese de doutoramento de Vasco Pulido Valente - «O Poder e o Povo», 5.ª edição, 2004, Gradiva; a segunda do Prof. Luís Cabral de Moncada em «Memórias-Ao longo de uma vida Pessoas, factos, ideias», 1992, Editorial Verbo.
Mais interessante é a referência bibliográfica que no livro de VPV se faz ao «Relatório Sobre o Extinto Colégio de São Fiel», Lisboa, 1911, de José Ramos Preto.
Na tese de VPV, o autor apenas se lhe refere uma vez, para o classificar como um "aristocrático" (a par do de Campolide)colégio jesuíta. Ao contrário, as "Memórias" do Prof. C. de Moncada referem-se-lhe demoradamente, ao longo do segundo capítulo.

cpts

RAS