Quando Moniz, em 1906, se torna accionista fundador da companhia de seguros A Nacional, já era neurologista, professor universitário, autor de, entre outros, dois opúsculos acerca de "A Vida Sexual", reunidos mais tarde num só volume, que se converteu num best-seller, tendo contribuído decisivamente para a sua aura de especialista em disfunções sexuais de recorte psiquiátrico. Dados à estampa, pouco após conclusão do manuscrito, em Coimbra, (1901), acabavam de ser republicados, em 2ª edição, agora em Lisboa.O jovem médico, então com 32 anos, fizera publicar, igualmente nesse ano de 1906, o artigo «As doenças populares. O perigo alcoólico» no Boletim da Assistência Nacional aos Tuberculosos, [Ano I, 1906, Fasc. 2, p.29-32, Lisboa, 1906], revelando, à vez, as preocupações de carácter médico-social que então lhe pesavam, e o carácter maciço das morbilidades derivadas do consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Moniz preocupa-se com os aspectos sociais e políticos da prestação de cuidados de saúde. Dedica alguma atenção às consequências do excessivo consumo de bebidas alcoólicas, mas, apesar da intenção manifesta, não tornará ao assunto.
A designação de “doenças populares” e a adopção de um ponto de vista moderado em face de algumas correntes radicais que advogavam, pura e simplesmente, a eliminação do consumo de bebidas alcoólicas, indicam, por um lado, a distância social a que as elites se colocavam dos “populares”, diferenciando os consumos de bebidas alcoólicas com base nos estilos de vida. O “perigo alcoólico” é mitigado relativamente a outros grupos sociais e claramente identificado para aqueles cujos comportamentos, estados de saúde e sequelas, constituíam, de facto, um “problema” de saúde pública. Moniz coteja o caso português com o francês, denunciando a tese segundo a qual, nos países de grande produção vinícola, o consumo de vinho não tendia a ser problemático. Aponta as disfunções e complicações associadas ao alcoolismo, não poupando o leitor a alguns pormenores mais severos e horrorosos, e assume a posição de conselheiro, moralizando o uso e chamando a atenção para as implicações comportamentais e o modo como afectam a qualidade de vida dos consumidores excessivos.
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