quarta-feira, dezembro 22, 2021

Síntese biográfica de Egas Moniz na Cadena Ser

 


Aqui está o link para o caso de quererem espreitar.

3 comentários:

Pedro Triguinho disse...

Boa noite, trabalho na CP onde se está a pensar fazer algo sobre personalidades marcantes que passaram pela nossa empresa e Egas Moniz é uma delas,pois trabalhou na nossa empresa entre 1903 e 1944,com paragens pelo meio devido à política, claro, reformando-se por limite de idade aos 70 anos. Mas curiosamente nesta síntese biográfica no Cadena Ser isso não é referido, nem foi referido ontem no programa na rtp2, estranhei isso, mas parabéns, foi um excelente programa. Haverá algum motivo para essa parte da vida dele como médico ferroviário usualmente não ser referida?
Cumprimentos,
Pedro Triguinho

Manuel Correia disse...

Caro Pedro Triguinho,

desculpe só agora responder mas tenho o blogue mal configurado e não fui notificado do seu comentário.
Obrigado pelas suas palavras e sim, acho que tem razão.
Referi esse aspeto (Médico da CP) na minha tese de doutoramento e creio que valia a pena destacar essa atividade para dar uma visão mais completa do biografado.
Se tiver sugestões a esse respeito, agradeço que as partilhe.
Gostava tb de saber qual o seu endereço de email, pois não o consegui no registo que aqui ficou.
Saudações

Pedro Triguinho disse...

Boa tarde. Obrigado pela resposta. O meu email é pedrotriguinho@gmail.com
Infelizmente na CP só há pouco tempo se começou a organizar o arquivo histórico, tal como as matrículas dos trabalhadores, e até agora não encontramos quase nada de Egas Moniz, temos a matricula dele, mas tem muito pouca informação,e temos alguns artigos no Boletim CP, falta-me procurar com mais detalhe as Gazetas dos Caminho de Ferro Portugueses que imagino que deva ter algo sobre ele. Infelizmente somos muito poucos a trabalhar nesta área e também estamos a organizar os arquivos intermédios que nos ocupa demasiado tempo, faltando-nos tempo para pesquisa e organização do arquivo histórico. Mas de há uns tempos para cá sempre que tenho algum tempo livre tento pesquisar o que existe sobre Egas Moniz e achei estranho que em tudo o que fui encontrando nunca ser referido que ele foi médico nos Caminhos de Ferro Portugueses, por isso eu ter questionado isso. Agora estou numa fase complicada de trabalho, mas mal tenha um tempo posso ir procurar e enviar-lhe a informação que temos na CP, que é pouca, mas talvez possa ser útil para algo.
Cumprimentos,
Pedro Triguinho