terça-feira, agosto 10, 2010

Mataram o Sidónio (1)



O texto de Moita Flores cavalga a sua tese de Doutoramento que, segundo o próprio, versou a mesma matéria: a inconclusiva investigação policial, criminal e médico-legal acerca do atentado que vitimou o então Presidente da República. O fundo histórico e a agilidade literária oferecem um fresco digest do que poderiam ter sido os diálogos e a acção dos personagens principais que os palcos da memória e os documentos da época deixam entrever.
Moita Flores discorre velozmente sobre a agenda médico-legal que tem, nesses idos de 1918, uma espécie de momento zero, com a criação do Instituto Nacional de Medicina Legal e da Polícia de Investigação Criminal. Paradoxalmente, as conveniências e os jogos de força político-partidários mailas suas expressões mediáticas, encarregaram-se de anular a prova negativa que os médicos da equipa de Azevedo Neves (Asdrúbal d’Aguiar, Geraldino Brites e Moreira Júnior) apuraram.
Apesar de ter ficado assente a impossibilidade de José Júlio da Costa, suspeito preso no local e confesso (sob tortura) assassino de Sidónio Pais, - e de, para o efeito, não ter chegado a ir a julgamento - nem a publicação do referido parecer, quatro anos depois, conseguiu demover a crença instalada de que o caso policial tinha sido bem resolvido.


Sem comentários: